Símbolos

 O primeiro emblema do Vitória Sport Clube foi criado nos finais da década de 20 e desenhado pelo Capitão Mário Cardoso, personalidade importante na sociedade vimaranense e que, durante muitas décadas, foi o Presidente da Sociedade Martins SarmentoMH IH.

O emblema é claramente inspirado na estátua de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal e figura importante na sociedade portuguesa.

 Quanto às cores, preto e branco, deve-se a admissão no clube de todos sem distinção, sem discriminação de raças ou estatutos sociais.

O emblema surgiu várias vezes em jornais e outros escritos da época, folhas do clube ou cartões de associados. Só no final da década de 40 é que começou a usar-se o símbolo nas camisolas do Vitória. Até essa altura, apenas era utilizado um V, fechado, com as cores branca e preta. O primeiro emblema é muito semelhante ao actual, apenas com uma excepçãoː além das letras "S" e "C" que se encontram ao lado de D. Afonso Henriques existia também a letra "V".

Um emblema com uma coroa aparece a partir de meados da década de 50, numa alusão ao facto de Guimarães ser uma terra real, acabando por desaparecer nos finais dessa mesma década, reaparecendo no emblema na década de 80, voltando a desaparecer mais tarde nessa mesma década.


Realizado por André Santos
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora